top of page

Luís Vaz de Camões


Luís Vaz de Camões foi um importantíssimo poeta classicista português, considerado um dos maiores ícones para a Literatura da Língua Portuguesa. Sua natalidade ainda é desconhecida, mas estima-se que tenha nascido perto de Lisboa, provavelmente no ano de 1524. Percebe-se que em algumas imagens, seu olho direito está oculto. A razão disso é por que ficou cego deste olho em uma guerra na África, pois era um soldado. Após este fato, voltou a Portugal e numa briga, acabou ferindo um funcionário da Coroa Real e foi preso, porém, foi inocentando. Depois disto, auto exilou-se fora do País e no ano de 1570, voltou a Portugal com a famosa Epopeia: Os Lusíadas.





  • Traços característicos

Sobre a personalidade de Camões, diz-se que era um excelente soldado, mostrando coragem, honra e disposição a servir e como pessoa, mostrava-se alegre e espirituoso e tinha estilo de vida boêmio (festeiro).

  • Obra Literária

Quando se estuda Camões, percebe-se que o autor tem duas correntes, uma épica, que ressalta um herói português, que seja ideal para exaltar a pátria de Portugal, e uma outra lírica, que fala sobretudo, do sentimento do amor, um amor paradoxal, e o conflito do amor ideal e o real.

  • Obra Literária: lírica

Quanto ao estilo lírico, Camões pode ser considerado como um poeta-filósofo, pois na maioria de seus poemas (que obedeciam à estética classicista) ele aborda reflexões sobre a vida e o amor, temas sempre presente nos pensamentos do homem. Ele abordava os sentimentos de amor e querer com muita intensidade, e tornava a mulher um ser inatingível, idealizado e angelical. Para seus poemas, ele utilizava a estética


do Soneto, que é composto de 4 estrofes, distribuídas em 2 quartetos e 2 tercetos, totalizando 14 versos. Em relação à corrente épica abordaremos mais ela na análise de Os Lusíadas.

  • Pensamento Clássico:

Suas obras recebem grande influência do que foi chamado Neoplatonismo, que ressaltavam a ideia da preexistência da alma e dizia que os sentidos eram uma consequência do conhecimento.

bottom of page