top of page

Dom Casmurro


Esse livro é narrado por Bentinho, um homem já de idade que decide “atar as pontas de sua vida” e então começa a nos contar tudo o que passou em sua vida.

No começo conta como e porque recebeu o apelido de Dom Casmurro. De acordo com ele, um dia estava no trem e um jovem tentou ler os versos de um poema que escreveu, porém Bentinho cochilou e o jovem ficou muito descontente, por isso o apelidou dessa forma.

A história deste livro gira em torno de dois personagens principais: Bentinho e Capitu. Os dois são grandes amigos desde a infância, mas quando crescem decidem que o que realmente querem é ter uma vida juntos, casados.

Porém, Dona Glória, mãe de Bentinho, como já havia perdido seu primeiro filho, prometeu a Deus, antes do nascimento de Bentinho, que se desse à luz a um homem ela o levaria ao Seminário para se tornar padre.

Quando Bentinho acidentalmente fica sabendo da promessa, quando sua mãe está conversando com José Dias, um amigo da família, ele conta à Capitu e os dois tentam planejar formas de conseguir com que Bentinho não vá para o Seminário, mas como não conseguem pensar em nada os dois se despedem com um beijo. Bentinho promete se casar com Capitu e Capitu diz que estará esperando por ele.

No Seminário, Bentinho conhece Ezequiel Escobar, que acaba se tornando seu melhor amigo. Em uma das visitas, Bentinho leva Escobar e Capitu e toda a sua família passam a conhecê-lo.

Escobar acaba conseguindo achar uma solução para o problema de Bentinho: qualquer pessoa podia ir ao Seminário, não necessariamente precisava ser ele. Então um escravo é mandado para o Seminário em seu lugar.

Assim, Bentinho decide cursar Direito e após terminar os estudos retorna para casa e enfim Capitu e Bentinho se casam. Escobar se casa com Sancha, uma amiga de Capitu e os dois casais passam a estar sempre juntos.

Escobar e Sancha têm uma filha, em quem colocam o nome de Capitolina em homenagem à Capitu e algum tempo depois Capitu dá à luz a um filho, em quem coloca o nome de Ezequiel, homenageando Escobar.

À medida que Ezequiel crescia, Bentinho via no menino características da personalidade de Escobar, como o jeito como ele imitava as pessoas e algumas características físicas.

Certo dia, Escobar falece. Ele estava na praia, nadando no mar e acaba morrendo afogado.

Desde o enterro Bentinho vê o quanto Capitu sofreu pela morte de seu amigo e começa a enxergar todas as características de Escobar presentes em Ezequiel. Então começa a desconfiar se realmente Capitu não o traiu com seu melhor amigo.

Assim, Bentinho se afasta de Capitu e acaba tentando tomar um veneno e se suicidar, mas na última hora decide matar Ezequiel. Felizmente o plano não é completado e Bentinho decide contar ao garoto que na verdade não é seu pai. Capitu acaba escutando essa parte da conversa entre os dois, mas não afirma nem desmente tal acusação. Enfim, Bentinho se separa de Capitu, que vai para fora do Brasil juntamente com Ezequiel. Certo tempo depois Capitu acaba morrendo na Suíça e Ezequiel tenta novamente se relacionar com Bentinho, porém por conta de sua ignorância Ezequiel morre solitário por causa de uma febre muito grave. Apesar da morte de Ezequiel, Bentinho não se entristece e naquela noite ele janta bem e vai ao teatro. Então, no final de sua vida Bentinho está solitário e a única coisa que lhe resta é o seu passado.


  • Personagens principais:

- Bento Santiago (Bentinho): um jovem endinheirado, é o narrador e um dos protagonistas da obra que através de suas memórias nos conta a história de sua vida. Se casa com Capitu e possui um ciúme doentio por ela, depois a acusa de o ter traído com seu melhor amigo, Escobar.


- Capitu: uma jovem modesta, descrita como morena de olhos claros que é o tipo de pessoa que conseguia convencer a todos com seus “olhos de cigana obliqua”, descritos por José Dias e com “olhos de ressaca”, descritos por Bentinho. Também é considerada protagonista, já que o principal fato do livro está em sua traição ou não em relação a Bentinho. É uma das mais importantes personagens da literatura brasileira, uma mulher forte e determinada.


- Escobar: no Seminário acaba se tornando o melhor amigo de Bentinho e depois é acusado de ter um caso com Capitu.


- Sancha: uma amiga de colégio de Capitu que acaba se casando com Escobar.


- Dona Glória: mãe de Bentinho, muito ligada ao mundo espiritual que decide mandar Bentinho ao Seminário para cumprir a promessa que havia feito à Deus.


- José Dias: amante de superlativos, amigo e agregado da família de Bentinho.


- Tio Cosme: viúvo, irmão de Dona Glória e tio de Bentinho.


- Prima Justina: viúva, prima e dependente financeira de Dona Glória.


- Sr. Pádua e Dona Fortunata: pai e mãe de Capitu.


- Ezequiel: filho de Capitu, seu nome foi homenagem à Escobar e, de acordo com Bentinho, possuía algumas características deste.


  • Espaço:

Toda parte da narrativa da história se passa na cidade do Rio de Janeiro e o narrador faz referência várias vezes à Rua Matacavalos onde passou grande parte de sua infância e no final da história vai para o Engenho Novo.

  • Narração:

A narração da obra é feita em primeira pessoa, por Bentinho, através de suas memórias desde a sua infância, tornando uma pseudobiografia de sua vida.

  • Tempo:

O tempo da narrativa é cronológico, já que é contado através das memórias de um dos personagens, então o narrador está no futuro contando acontecimentos passados de sua vida.


bottom of page