top of page

Divina Comédia

  • Mateus Chaves
  • 19 de out. de 2015
  • 5 min de leitura

O livro conta que Jerusalém a terra santa, seria o portal do inferno, quando Lúcifer caiu do céu, seria lá que ele caiu, e o inferno seria dividido em 9 círculos, 10 fossos, 4 esferas e 3 vales. Quanto mais grave o seu pecado, mais fundo você estaria e próximo de Lúcifer.Dante(o protagonista) iria fazer uma jornada espiritual através do inferno em busca de uma orientação para sua alma, mesmo que ainda estivesse vivo, guiado assim por Virgílio.Quando uma Alma atravessa os portões do inferno, não há mais esperanças de encontrar o céu, seu destino esta selado. A primeira etapa é chamada de Vestíbulo, que seria o lar daquelas pessoas que não tomaram decisões de que lado estar (se é que posso chamar de lar), pessoas que optaram em guiar sua vida do seu próprio jeito sem escolhas de lado bom ou ruim, essas pessoas são apresentadas como covardes, não são dignas do céu e não são dignas também do inferno, mas em todos os locais as almas são punidas com dor e sofrimento, mas o Vestíbulo seria considerado o menos pior se é que eu posso dizer isso, como uma vespa picando sua perna enquanto você corre atrás de algo que nunca vai conseguir pegar(se já achou cruel isso,nem tente imaginar os piores).O primeiro círculo é o Limbo, nele vive pessoas nascidas antes de Cristo e crianças não batizadas(o que é uma injustiça,se um bebê morre sendo a razão que for, ele vai pro inferno, Injusto né?) e os pagãos que é aqueles que crêem em vários deuses. O segundo círculo é a luxuria, nele fica Minos o Juiz, ele vai julgar a sua alma e te mandar pro inferno que você pertencer, caso você não se encaixe no Vestíbulo ou no Limbo.Na luxuria são os pecados da carne, como orgias sexuais, sexo com animais e sodomia. O terceiro círculo é a Gula, que são pessoas que tem o prazer em alimentação, quase como um prazer sexual, comer sem sentir fome. Nele vive Cerberus o cão de 3 cabeças(representado na imagem a cima).O quarto é a Ganância, pessoas que fazem de tudo por dinheiro, como trair, mentir e matar entre outros.O quinto é a Ira, pessoas que agem com agressividade a qualquer ação, gritam xingam atacam(hoje em dia são chamados de estressadinhos).O sexto é a Heresia, o lar considerado dos ateus,aqueles que não acreditam na existência de Deus ou o renegaram em algum momento da sua vida.O sétimo seria a Violência, seja ela de várias formas como contra si mesmo ou seja o suicídio, contra o próximo causando um assassinato, contra Deus de forma que aqueles que a pratiquem enganam, mentem, manipulam usando a palavra de Deus sem benefício próprio.O oitavo é a Fraude, que são aqueles exploram a boa vontade de outros. O nono é a Traição, também em várias formas, não só na questão esposa e marido, mas também a família e amigos.

  • Personagens:

Sua obra Divina Comédia apresenta várias figuras históricas e bíblicas como personagens secundários, sendo os principais:

Dante (ele mesmo que representa um homem);

Beatriz (que representa a fé);

Virgílio. Virgílio era um poeta romano que viveu antes de Cristo, considerado um dos maiores poetas que já existiram e um ídolo para Dante.

  • Síntese: Inferno

Quando Dante se encontra no meio da vida, ele se vê perdido em uma floresta escura, e sua vida havia deixado de seguir o caminho certo. Ao tentar escapar da selva, ele encontra uma montanha que pode ser a sua salvação, mas é logo impedido de subir por três feras: um leopardo, um leão e uma loba. Prestes a desistir e voltar para a selva, Dante é surpreendido pelo espírito de Virgílio - poeta da antigüidade que ele admira - disposto a guiá-lo por um caminho alternativo. Virgílio foi chamado por Beatriz, paixão da infância de Dante, que o viu em apuros e decidiu ajudá-lo. Ela desceu do céu e foi buscar Virgílio no Limbo. O caminho proposto por Virgílio consiste em fazer uma viagem pelo centro da terra. Iniciando nos portais do inferno, atravessariam o mundo subterrâneo até chegar aos pés do monte do purgatório. Dali, Virgílio guiaria Dante até as portas do céu. Dante então decide seguir Virgílio que o guia e protege por toda a longa jornada através dos nove círculos do inferno, mostrando-lhe onde são expurgados os diferentes pecados, o sofrimento dos condenados, os rios infernais, suas cidades, monstros e demônios, até chegar ao centro da terra, onde vive Lúcifer. Passando por Lúcifer, conseguem escapar do inferno por um caminho subterrâneo que leva ao outro lado da terra, e assim voltar a ver o céu e as estrelas.

  • Síntese: Purgatório

Saindo do inferno, Dante e Virgílio se vêem diante de uma altíssima montanha: o Purgatório. A montanha é tão alta que ultrapassa a esfera do ar e penetra na esfera do fogo chegando a alcançar o céu. Na base da montanha encontram o ante-purgatório, onde aqueles que se arrependeram tardiamente dos seus pecados aguardam a oportunidade para entrar no purgatório propriamente dito. Depois de passar pelos dois níveis do ante-purgatório, os poetas atravessam um portal e iniciam sua nova odisséia, desta vez subindo cada vez mais. Passam por sete terraços, cada um mais alto que o outro, onde são expurgados cada um dos sete pecados capitais. No último círculo do purgatório, Dante se despede de Virgílio e segue acompanhado por um anjo que o leva através de um fogo que separa o purgatório do paraíso terrestre. Finalmente, às margens do rio Letes, Dante encontra Beatriz e se purifica, banhando-se nas águas do rio para que possa prosseguir viagem e subir às estrelas.

  • Síntese: Paraíso

O Paraíso de Dante é dividido em duas partes: uma material e uma espiritual (onde não há matéria). A parte material segue o modelo cosmológico de Ptolomeu e consiste de nove círculos formados pelos sete planetas (Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno), o céu das estrelas fixas e o Primum Mobile - o céu cristalino e último círculo da matéria. Ainda no paraíso terrestre, Beatriz olha fixamente para o sol e Dante a acompanha até que ambos começam a elevar-se, "transumanando". Guiado por Beatriz, Dante passa pelos vários céus do paraíso e encontra personagens como São Tomás de Aquino e o imperador Justiniano. Chegando ao céu de estrelas fixas, ele é interrogado pelos santos sobre suas posições filosóficas e religiosas. Depois do interrogatório, recebe permissão para prosseguir. No céu cristalino Dante adquire uma nova capacidade visual, e passa a ter visão para compreender o mundo espiritual, onde ele encontra nove círculos angélicos, concêntricos, que giram em volta de Deus. Lá, ao receber a visão da Rosa Mística, se separa de Beatriz e tem a oportunidade de sentir o amor divino que emana diretamente de Deus, "o amor que move o Sol e as outras estrelas".




 
 
 

Comments


bottom of page